quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Iridium flare

(Foto: Tarcísio Barreto)

(Foto: Ivo Matias)



(Foto: Geane Santana)

Este rastro nas fotos acima, nada mais é do que um Iridium Flare. Iridium, é uma rede de satélites da Motorola composta por 77 satélites e que estão em órbita desde 1999, uma altitude de 800km (órbita de baixa altitude). O projeto não deu certo pois após o lançamento o padrão de telefonia móvel mudou para o digital, alguns satélites da constelação foram destruídos ou desativados, mas existe ainda um número muito grande deles por ai, proporcionando um espetáculo único nos céus, alguns dos satélites da rede estão sendo usados ainda para cobertura de telefonia em lugares onde não se tem sinal de satélite para redes móveis, mas o futuro talvez seja o abandono total da rede de satélites. Eles são compostos cada um por três antenas em ângulos de 40º com o corpo do satélite, mantendo-se sempre perpendicular a superfície da terra e são essas mesmas antenas as responsáveis pelos flares ou flashes que vemos no céu, quando o sol reflete nestas antenas acontece o clarão, por isso só vemos os iridiums depois do por do sol e antes do nascer do sol, pois eles só são visíveis devido ao reflexo da luz solar. Muitas pessoas já confundiram com OVNIs ou meteoros, mas se trata apenas de um satélite em sua órbita ao redor da terra. Os astrônomos, principalmente os astrofotógrafos não gostam muito dos iridium, pois atrapalham as astrofotografias. Então senhores, quando vocês verem no céu um objeto se deslocando entre as estrelas e de repente ele aumenta muito de brilho, e depois volta ao seu brilho anterior, não se assustem, apenas vocês estarão contemplando um objeto artificial lançado pelo homem que não deu certo, mas que acaba sendo um espetáculo.

Para quem quiser saber os dias que o iridium passará aqui em Aracaju ou em outra cidade qualquer, basta acessar http://www.heavens-above.com/iridium.asp?Dur=7&lat=-10.917&lng=-37.067&loc=Aracaju&alt=2&tz=EBST, ele vai gerar uma tabela com todas as informações, dia, hora, posição e intensidade do brilho, para os próximos 7 dias, caso você acesse e não apareça nada é porque não terá nenhuma aparição do satélites naquela semana. para mais informações sobre a história do projeto iridium, em breve estarei lançando um pequeno artigo que reúne muitas informações no meu blog sobre o tema: http://scientiascire.blogspot.com/

As duas primeiras fotos foram feitas na CCTECA localizada no Parque da Sementeira, a terceira em um condomínio da Av. Nova Saneamento, todas em Aracaju e no dia 30/12/2011


Dados das fotos:

A primeira foto foi feita por uma Canon EOS REBEL T1i, distância focal de 34mm, ISO 800, f/7.1, com 20s de exposição e apenas um único frame.
A segunda também usou uma Canon EOS REBEL T1i, distância focal de 18mm, ISO 800, f/, com 20s de exposição e um único frame.
A terceira foi feita por uma Canon PowerShot A610, distância focal de 7mm, f/4, com 15s de exposição, e apenas um único frame.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Eu não sei comentar direito nesse blog por isso vai assim mesmo. O que é o máximo nessas fotos é que são fotos simultâneas de um mesmo evento e de lugares diferentes. Se olharem com calma perceberão que não são iguais, elas tem um pequeno paralax. Esse tipo de foto pode ser usada para calcular trajetórias e altitude de meteoros e outro eventos próximos a terra. Parabéns pessoal. vamos fazer essa agora em uma chuva de meteoros.
    Ass.: Jailton

    ResponderExcluir

Copyright © Astrofotografia Sergipe | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes