sexta-feira, 29 de abril de 2011

Estação Espacial Internacional


(Foto: Tarcísio Barreto)



Olá pessoal,

Finalmente estou de volta, acabei me afastando um pouco do blog por motivos pessoais, mas vou procurar postar assim que puder e tiver um material legal para mostrar. Neste post mostro as duas fotos que fiz da ISS (International Space Station) em épocas e condições diferentes.

Na primeira foto vemos o "risquinho" de luz que corresponde à trajetória da ISS enquanto o obturador estava aberto, em ambas as fotos precisei fazer alguns testes antes para ver qual configuração no modo manual seria a mais adequada para pegar a trajetória da ISS e ao mesmo tempo tentar reduzir a luz intrusa dos postes de luz do condomínio, logo a frente (como é péssimo morar na altura dos postes), os testes que fiz na primeira foto foram poucos por conta do pouco tempo que tive para fazer (cerca de 10 minutos entre montar o tripé, achar a posição mais ideal e realizar alguns disparos) na última foto teste que estava fazendo houve uma demora no processamento da máquina por conta do tempo de exposição que usei, assim que o processamento acabou a ISS já estava no meu campo de visão logo na minha frente, independente do resultado anterior do teste só fiz apertar o botão e registrar a Estação passando, a trajetória da ISS neste dia e hora foi do noroeste para o sudeste, olhando atentamente para a ISS percebemos que a medida que ela seguia para o sudeste seu brilho ia enfraquecendo até sumir completamente devido ao fato dela estar entrando na sombra da Terra. Nesta foto podemos ver também saturno, como a estrela mais brilhante logo abaixo da ISS e parte da constelação de Virgem, vemos também a estrela SPICA (alfa de Virgem) na parte inferior da direita e logo abaixo de saturno.



Dados técnicos da foto:

f 8

Tempo de exposição: 32s

ISO: 100

Data: 12/04/2011

Hora: 18:31



(Foto: Tarcísio Barreto)


Na segunda foto tirada em 2010 vemos além da trajetória da estação espacial a estrela Vega, estrela alfa da constelação de Lyra, além da própria constelação.


Dados técnicos da foto:

f 4
Tempo de exposição: 15s
ISO: 100

Espero que vocês tenham gostado das fotos, para quem deseja saber onde a ISS está no momento é só entrar no site do Heavens Above, ou caso deseje vê-la passando pela sua cidade é só preciso botar as suas coordenadas, o site oferece também a previsão da passagem do Hubble e outros satélites pela sua cidade, além da localização de alguns cometas visíveis no momento e afins. http://www.heavens-above.com/


Abraços
Tarcísio.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Astrofotografia Sergipe | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes