quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Aglomerado aberto e meteoro


(Foto: Tarcísio Barreto)

Olá amigos(as),

Como vcs estão? Espero que todos estejam bem. Bom, me chamo Tarcísio e sou o outro autor do blog, espero a partir deste(e com a ajuda dos meus outros amigos) poder despertar a curiosidade e a vontade de outras pessoas a estudar um pouco mais afundo esta maravilhosa e fascinante ciência. Para início de conversa resolvi que esta seria a minha primeira astrofoto a ser publicada, pois mesmo ela sendo digamos, não muito agradável aos olhos, para mim ela tem algo muito especial. No dia(ou melhor, na noite :) em que eu estava fazendo está foto estava muito empolgado, pois havia adquirido a câmera há poucos dias antes, e nesta noite estava explorando todas as funções dela. Resolvi testá-la em algum alvo celeste conhecido e apontei a câmera para o aglomerado M45.

M45(Messier 45), mais conhecida como Plêiades ou sete irmãs, é um aglomerado aberto localizado na constelação de Touro, aglomerados abertos são grupos de estrelas jovens originadas da mesma nuvem de poeira e gás e com composições químicas semelhantes. No caso das sete irmãs, é um aglomerado facilmente visível a olho desarmado e como o nome já diz, são vistas sete estrelas, sendo que numa noite limpa e escura é possível observar 9.

Voltando ao assunto, nesta mesma hora em que a câmera foi apontada para M45 a máquina foi configurada para fazer uma exposição de 15s com um zoom máximo de 4x, queria saber como o ruído da CCD iria se comportar e se as outras configurações feitas na máquina ficaria legal também. Depois de configurada apertei o botão e esperei um pouco, quando de repente para a minha surpresa surgiu um meteoro no mesmo campo em que a máquina estava fotografando, logo depois vi na máquina o resultado, que é este que vocês podem conferir logo acima. Era para ser apenas uma foto de teste que logo em seguida seria deletada, mas um bônus acabou surgindo, rsrs. Resolvi não tratar esta foto em particular, mas todas as próximas serão através de uso de softwares como o Registax, Iris e o famoso Photoshop. Espero que vocês tenham gostado. Fico por aqui desejando a todos uma ótima semana!! =)


Dados técnicos:
Câmera - Canon Powershot A610 montada em um tripé.
15s de exposição, Zoom óptico de 4x.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. parabéns pelo post, isto é que é sorte viu, tem astronomos que passam a vida inteira e naum conseguem esta façanha.

    ResponderExcluir
  2. Fi da pé sortudo! hehehe.
    Ficou legal! Só essas nuvens que atrapalharam um pouco! =D
    flwz

    ResponderExcluir

Copyright © Astrofotografia Sergipe | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes